terça-feira, 30 de junho de 2015

Mindelense vence Paulense está na final

O Mindelense qualificou-se na tarde de hoje para a final do campeonato de Cabo Verde em futebol ao vencer o Paulense por 2-0, após prolongamento, em jogo da 2ª mão das meias-finais, com golos de Goussou e Chibaka. 


Na primeira mão, em Santo Antão, o Paulense vencera por 1-0.

Com o Estádio Adérito Sena a registar mais uma enchente, Mindelense e Paulense ofereceram, na primeira parte, um jogo vivo, repartido, mas com mais trabalho a meio-campo do que junto às duas grandes áreas.
O Paulense pode queixar-se do árbitro António Rodrigues que, aos 21 minutos de jogo, negou marcar um penalty, por puxão pela camisola, na área do Mindelense, do defesa Vinha ao médio Tucim.
O certo é que, no minuto seguinte, a equipa do Mindelense adiantou-se no marcador, por intermédio de Gaussou, através de um remate sem preparação e colocado, de costa para a baliza, sem hipótese de defesa para o guarda-redes Nuzuka.
O Mindelense foi para os balneários a vencer por 1-0, a segunda parte ficou marcada por duas boas situações de concretização, uma para cada equipa, primeiro para o Mindelense, aos 17, quando Latche num forte remate atirou á barra, com Nuzuka batido.
A chance de o Paulense empatar o jogo e passar para a frente na eliminatória foi desperdiçada por Liedson, aos 90 minutos, quando isolado permitiu defesa soberba de Vozinha, embora o avançado do Paulense tivesse beneficiado de um mau atraso do central Hidélvis, do Mindelense.
Com a vitória do Mindelense por 1-0, a eliminatória ficava empatada, pelo que foi preciso recorrer ao prolongamento, na segunda parte do qual, aos 06 minutos, Chibaka, de ângulo difícil, conseguiu marcar e colocar o Mindelense na terceira final consecutiva do campeonato de Cabo Verde.
No final do jogo, o treinador do Mindelense, Rui Alberto Leite, classificou de justa a vitória da sua equipa, reconhecendo embora a “boa réplica” do Paulense.
O técnico encarnado agradeceu o apoio do público de São Vicente e manteve o desejo de jogar a final do Derby, equipa que disputa a outra vaga com o Boavista da Praia, já este domingo, no Estádio Adérito Sena.
Por seu lado, o treinador do Paulense, Rildo Tavares, criticou a arbitragem, a quem culpou pela derrota da sua equipa, mas não poupou, igualmente, a direcção do Mindelense que acusou de “fazer subterfúgio” para prejudicar a sua equipa.
“Fomos mal recebidos, a direcção do Mindelense planificou tudo para afectar a minha equipa, desde a defeituosa alimentação, até não permitir que a equipa treinasse no estádio”, acusou Rildo Tavares.
O outro finalista da edição 2004-2015 do campeonato de Cabo Verde vai sair do jogo Derby – Boavista da Praia, previsto para este domingo às 15:30, no Estádio Adérito Sena. Na primeira mão, na Cidade da Praia, o Boavista vencera por 2-1.

Derby na final

O Derby de São Vicente juntou-se este domingo ao Mindelense na final do 50.º campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, ao derrotar o Boavista da Praia, por 5-4, no desempate por grandes penalidades.
F.C. Derby 
Após perder na Cidade da Praia por 2-1, o Derby igualou a eliminatória em casa e venceu também por 2-1, garantindo o acesso à final nas grandes penalidades, juntando-se à outra equipa de São Vicente, que recebeu e bateu no sábado, após prolongamento, o Paulense, por 2-0, depois de ter perdido na Ponta do Sol (Santo Antão), por 1-0.
Novamente no Estádio Adérito Sena, no Mindelo, os ‘derbianos’ marcaram aos 40 minutos por Bena, no primeiro remate que a equipa fez à baliza, após os ‘axadrezados’ terem desperdiçado nove.
A situação agravou-se para o Boavista quando, aos 45 minutos, o médio Edidi, foi expulso por pontapear um adversário, deixando os ‘axadrezados’ em inferioridade numérica durante a segunda parte e no prolongamento.
Contra as expectativas, o Boavista igualou a partida aos 50 minutos, por intermédio de Michel, mas, 20 minutos mais tarde, Metxa, de grande penalidade, fixou o resultado e empatou a eliminatória.
Apesar das várias oportunidades de parte a parte, o prolongamento não trouxe qualquer alteração ao resultado e, nas grandes penalidades, Michel, que marcara o golo do empate, foi o único a falhar, enquanto o Derby converteu as cinco, juntando-se na final ao Mindelense, atual bicampeão de Cabo Verde.
Os jogos da final, a disputar em duas mãos, disputam-se nos dois próximos sábados (04 de julho e 11 de julho) no mesmo estádio, uma vez que o Adérito de Sena serve de palco às duas equipas.
O Mindelense procura chegar ao ‘tri’, para juntar aos 16 títulos já conquistados (os dirigente reclamam, porém, 19), enquanto o Derby tenta chegar ao quarto.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Boavista vence Derby

Dois golos do defesa central Givalter deu a vitória ao Boavista da Praia sobre o Derby de São Vicente, em jogo realizado no Estádio da Várzea a contar para a primeira mão das meias-finais do Campeonato de Cabo Verde época 2014-2015.

Num jogo de tarde ensoleirada, as equipas entraram em campo com disposição de resolver cedo o resultado, tendo-se verificado na primeira parte um Boavista a atacar sempre e o Derby  a defender, demonstrando uma boa organização defensiva, começando a partir do meio campo.
Lance da partida. imagem nhaTerraOnline



Na segunda parte, o defesa central Givalter fez do papel de ponta-de-lança , muito eficaz, diga-se de passagem, e fez aos 16 minutos o 1-0,  aproveitando uma bola perdida na pequena aérea.
O Derby, com o treinador Almara sempre a puxar pela equipa, fez o empate contra a corrente do jogo, para a satisfação de um grupo reduzido de adeptos presente na Várzea.

Vinte e seis minutos, momento do jogo, Gilvalter, de 30 anos, uma vez mais subiu à área sanvicentina e fez o 2-1, marcando pela segunda vez, curiosamente os seus dois primeiros tentos da carreira.

E com este resultado o Boavista viaja próxima semana a São Vicente, com uma vantagem mínima, posto que precisa apenas de empate para seguir em frente, enquanto o Derby precisa de uma vitória, mas sem sofrer golo, para conseguir a passagem para a final do Campeonato de Cabo Verde.

No outro jogo das meias-finais, o Mindelense perdeu por 1-0 com o Paulense, representante de Santo Antão Norte, em jogo realizado no Estádio João Serra, em Ponta do Sol (Santo Antão).

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Federação adia meias-finais do campeonato nacional




F.C.F (imagem da net)
Os jogos da primeira mão das meias-finais do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde agendados, inicialmente, para o próximo sábado, 13 de junho, foram adiados para a próxima semana.


A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) justifica esse adiamento com a realização do jogo entre os Tubarões Azuis e a seleção de São Tomé e Príncipe marcado para sábado, no Estádio Nacional, na cidade da Praia. 


Boavista vs Derby e Paulenese vs Mindelense são os jogos das meias-finais do nacional de futebol.

Cabo Verde defronta São Tomé e Príncipe

O selecionador nacional Rui Águas chamou 22 jogadores para o jogo de apuramento do CAN´2017, contra São Tomé e Príncipe. As grandes novidades são as entradas dos jovens Willy, guarda-redes do Derby de São Vicente e Rudy, avançado do Spartak do Fogo.

Rui Águas chama 22 jogadores para a partida contra São Tomé e Princípe
Rui Aguas, selecionador nacional
A entrada dos dois jovens na convocatória, traduzem na aposta em jogadores que jogam no nacional por parte de Rui Águas como também uma forma de motivar todos aqueles que aspiram vestir as cores de todos nós.
Outra novidade é a inclusão de Brito, jogador que milita no Boavista de Portugal. De realçar ainda as ausências de Kuka Miranda, Marco Soares e o capitão Fernando Varela.
Cabo Verde defronta São Tomé e Príncipe a 13 de Junho no Estádio Nacional.
Guarda-redes:
Ken (Nacional da Madeira); William (Derby de São Vicente); Vozinha (Mindelense de São Vicente).
Defesas:
Carlitos (AEL FC Limassol); Stopira (Videoton); Jeffrey (DFC Dordretch); Kay (Univ. Craiova); Steven Fortes (Le Havre ); Vally (Clube Progresso de Lunda Sul); Nivaldo (Dinamo Minsk).
Médios:
Calú (Mindelense); Babanco (Estoril), Nuno Rocha (Univ. Craiova); Sérgio Semedo (Gil Vicente); Tom (Oriental).
Avançados:
Djaniny (Santos Laguna); Odair Fortes (Stade de Reims); Brito (Boavista); Rudy (Spartak); Garry Mendes (Elche); Júlio Tavares (Dijon); Heldon (Córdoba).

Classificação dos grupos



Classificação grupo A:

Derby 15 pontos/5 jogos

Paulense 10/5

Académica 83 6/5

Spartak 3/5

Académica do Porto Novo 7/5

Académica da Boa Vista 2/5

Classificação grupo B:

Mindelense 15 pontos/5 jogos

Boavista 12/5

Ultramarina 6/5

Académico do Sal 9/5

Beira-mar 1/5

Sporting da Brava 1/5

Resultados da 5.ª jornada



Grupo A

Derby 4–0 Académico 83 do Maio

Spartak 0–Paulense 1

Académica da Boa Vista 1–1 Académica do Porto Novo 

Grupo B

Mindelense 1–0 Boavista 

Beira-mar 0–4 Académico do Sal

Ultramarina 4–3 Sporting da Brava 

Resultados da 5.ª jornada



Grupo A

Derby 4–0 Académico 83 do Maio

Spartak 0–Paulense 1

Académica da Boa Vista 1–1 Académica do Porto Novo 

Grupo B

Mindelense 1–0 Boavista 

Beira-mar 0–4 Académico do Sal

Ultramarina 4–3 Sporting da Brava 

Paulense nas meias finais do campeonato nacional



O Paulense garantiu a quarta vaga para as meias-finais do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, ao vencer a equipa do Spartak do Fogo por 1-0, em jogo da quinta e última jornada do grupo A da prova, disputado este domingo, no Estádio 5 de Julho, na cidade de São Filipe. 

Assim, no próximo fim-de-semana, em jogos a contar para a primeira-mão das meias- finais do campeonato nacional, o Derby de São Vicente, primeiro classificado do grupo A, desloca-se à cidade da Praia para defrontar o Boavista, segundo do grupo B. Já o Mindelense de São Vicente, vencedor do grupo B, vai à vizinha ilha de Santo Antão defrontar o Paulense, segundo lugar do grupo A. 

sexta-feira, 29 de maio de 2015

A incrível história de Carlos Bacca


Há 5 anos, Bacca nem era profissional e há 8 ... picava bilhetes de autocarro!



Carlos Bacca foi, uma vez mais, a grande figura do Sevilha que, esta quarta-feira, venceu pela segunda vez consecutiva a Liga Europa. Depois de no ano passado ter ultrapassado o Benfica, nas grandes penalidades, esta época a formação espanhola venceu o surpreendente Dnipro, por 3-2, com dois golos de... Carlos Bacca, aos 31 e aos 73 minutos.
Carlos Bacca festejando um golo...

O que muita gente desconhece é de onde veio este avançado, internacional colombiano, atualmente com 28 anos e cotado como um dos melhores pontas-de-lança do Mundo. Há apenas oito anos, Carlos Bacca era... picador de bilhetes numa empresa de autocarros colombiana! O futebol só chegou a Bacca, como profissão, há apenas cinco anos, tinha o avançado 23 anos!
Carlos Bacca alguns anos atras

Carlos é o mais novo de três irmãos e herdou a sua paixão pelo futebol do seu pai, um guarda-redes que nunca conseguiu chegar a profissional. Nessa altura, enquanto picador de bilhetes, o seu turno começava às quatro da manhã e às vezes tinha de trabalhar até às 11 da noite... A sua tarefa era cobrar bilhetes ou verificar se todos os passageiros do autocarro tinham um bilhete válido. Carlos tinha 20 anos e as suas hipóteses de ser um futebolista profissional eram praticamente nulas. O futebol, claro está, não lhe dava de comer e o trabalho era a prioridade da sua vida. Jogar futebol era um luxo para aquele jovem.







Bacca, de resto, passou 3 anos sem se treinar. Apenas disputava jogos aos domingos, mas tratavam-se de partidas organizadas por trabalhadores da empresa onde trabalhava. Só que a vida pode mudar num instante! E neste caso, mudou graças a uma discussão. Bacca manteve uma discussão violenta com o seu chefe e deixou o seu trabalho. Entretanto, um grupo de amigos do seu bairro formou uma equipa, e, como estava desempregado, Carlos aceitou jogar como avançado.




Bacca no Club Brugge



Carlos Bacca como profissional!



 
 Obviamente, Bacca não ganhava um cêntimo por jogar naquela equipa, mas, num dos jogos, um olheiro do Junior Barranquilla gostou do que viu e convidou-o para fazer um teste no clube.
 Carlos Bacca passou o teste, mas a sua primeira temporada foi um desastre. Nunca jogou na primeira equipa e decidiu ir tentar a sua sorte na Venezuela. Emprestado ao Minervén da Venezuela, Bacca marcou alguns golos e regressou ao Junior Barranquilla, para estrear-se finalmente como jogador profissional.





Em 2009, nem os adeptos do Junior sabiam muito bem quem era Carlos Bacca, quando, em apenas 30 minutos, o ex-picador de bilhetes entrou em campo e marcou dois golos no seu primeiro jogo como profissional. Começava, realmente, a carreira de Carlos Bacca. Nos seus dois primeiros anos como profissional, venceu duas Ligas e foi por duas vezes o melhor marcador da Liga colombiana. A sua vida estava a mudar e Bacca começava a ser chamado para a selecção colombiana. Em 2012, começou a sua aventura europeia no Club Brugge e converteu-se no melhor jogador do campeonato belga. Em apenas uma época, Bacca impressionou tanto ao serviço do Brugge que convenceu o Sevilla a avançar para a sua contratação.

Festejos do Sevilha

Fonte: blastingnews

Melhores Marcadores à 3ª jornada


Confira a lista dos melhores marcadores do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, na 3ª jornada.


Michel (Boavista) 3 golos
 
Matxona (Boavista) 3 golos
 
Rony (Paulense) 2 golos
 
Fabio (Academico 83) 2 golos
 
Kily (Boavista) 2 golos
 
Latxi (Mindelense) 2 golos
 
Silvio (Mindelense) 2 golos
 
Patxiki (Ultramarina) 2 golos
 
Djassa (Ultramarina) 2 golos
 
Bená (Derby) 2 golos
 
Rudy (Spartak) 2 golos
 
Xibaka, Delvis, Guga, Kudu, Gil, Tuita (Mindelense) 1golo
 
Toizito (Boavista) 1 golo
 
Pirina, Daná, Witxa, Daua, Kleidir (Academico do Sal) 1 golo
 
Zé Jorge, Andre, Denindau (Ultramarina) 1 golo
 
Tutu, Yuran, Mezenga, Bipbip (Derby) 1 golo
 
Davi, Djoy (Academica P.N) 1 golo
 
Alfa, Txela ( Beira Mar) 1 golo
 
Kundun, Keven (Spartak) 1 golo
 
Pilita, Tusin (Paulense) 1 golo

4ª jornada do campeonato nacional de Cabo Verde



 Grupo A

Académica da Boa Vista x Académico 83  

Paulense x Derby 

Académica do Porto Novo x Spartak



 Grupo B

 Boavista x Ultramarina de São Nicolau

 Sporting da Brava    x Beira-Mar

 Académico do Sal x Mindelense

Classificacao do campeonato nacional de Cabo Verde





Grupo A

Equipas
P
J
V
E
D
GM
GS
DG
1º Derby
9
3
3
0
0
7
2
5
2º Paulense  
7
3
2
1
0
5
2
3
3º Spartak
3
3
1
0
2
4
6
-2
4º .Académico 83
3
3
1
0
2
3
5
-2
5º Académica P.N
3
3
1
0
2
2
3
-1
6º Acad. Boavista
0
3
0
0
3
1
4
-3


P- Pontos 
J- Jogos
V- Vitoria 
E- Empate 
D- Derrota
GM- Golo Marcado 
GS- Golo Sofrido
DG- Diferença de Golo

 

Grupo B

 
Equipas
P
J
V
E
D
GM
GS
DG
1º Mindelense
9
3
3
0
0
11
0
11
2º Boavista
9
3
3
0
0
9
2
7
3º Ultramarina
3
3
1
0
2
7
8
-1
4º Acad do Sal*
3
2
1
0
1
5
6
-1
5º Beira Mar
0
3
0
0
3
2
9
-7
6º Sporting Brava*
0
3
0
0
2
0
9
-9



 

* menos 1 jogo
P- Pontos
J- Jogos
V- Vitoria
E- Empate
D- Derrota
GM- Golo Marcado
GS- Golo Sofrido
DG- Diferença de Golo