sexta-feira, 29 de maio de 2015

A incrível história de Carlos Bacca


Há 5 anos, Bacca nem era profissional e há 8 ... picava bilhetes de autocarro!



Carlos Bacca foi, uma vez mais, a grande figura do Sevilha que, esta quarta-feira, venceu pela segunda vez consecutiva a Liga Europa. Depois de no ano passado ter ultrapassado o Benfica, nas grandes penalidades, esta época a formação espanhola venceu o surpreendente Dnipro, por 3-2, com dois golos de... Carlos Bacca, aos 31 e aos 73 minutos.
Carlos Bacca festejando um golo...

O que muita gente desconhece é de onde veio este avançado, internacional colombiano, atualmente com 28 anos e cotado como um dos melhores pontas-de-lança do Mundo. Há apenas oito anos, Carlos Bacca era... picador de bilhetes numa empresa de autocarros colombiana! O futebol só chegou a Bacca, como profissão, há apenas cinco anos, tinha o avançado 23 anos!
Carlos Bacca alguns anos atras

Carlos é o mais novo de três irmãos e herdou a sua paixão pelo futebol do seu pai, um guarda-redes que nunca conseguiu chegar a profissional. Nessa altura, enquanto picador de bilhetes, o seu turno começava às quatro da manhã e às vezes tinha de trabalhar até às 11 da noite... A sua tarefa era cobrar bilhetes ou verificar se todos os passageiros do autocarro tinham um bilhete válido. Carlos tinha 20 anos e as suas hipóteses de ser um futebolista profissional eram praticamente nulas. O futebol, claro está, não lhe dava de comer e o trabalho era a prioridade da sua vida. Jogar futebol era um luxo para aquele jovem.







Bacca, de resto, passou 3 anos sem se treinar. Apenas disputava jogos aos domingos, mas tratavam-se de partidas organizadas por trabalhadores da empresa onde trabalhava. Só que a vida pode mudar num instante! E neste caso, mudou graças a uma discussão. Bacca manteve uma discussão violenta com o seu chefe e deixou o seu trabalho. Entretanto, um grupo de amigos do seu bairro formou uma equipa, e, como estava desempregado, Carlos aceitou jogar como avançado.




Bacca no Club Brugge



Carlos Bacca como profissional!



 
 Obviamente, Bacca não ganhava um cêntimo por jogar naquela equipa, mas, num dos jogos, um olheiro do Junior Barranquilla gostou do que viu e convidou-o para fazer um teste no clube.
 Carlos Bacca passou o teste, mas a sua primeira temporada foi um desastre. Nunca jogou na primeira equipa e decidiu ir tentar a sua sorte na Venezuela. Emprestado ao Minervén da Venezuela, Bacca marcou alguns golos e regressou ao Junior Barranquilla, para estrear-se finalmente como jogador profissional.





Em 2009, nem os adeptos do Junior sabiam muito bem quem era Carlos Bacca, quando, em apenas 30 minutos, o ex-picador de bilhetes entrou em campo e marcou dois golos no seu primeiro jogo como profissional. Começava, realmente, a carreira de Carlos Bacca. Nos seus dois primeiros anos como profissional, venceu duas Ligas e foi por duas vezes o melhor marcador da Liga colombiana. A sua vida estava a mudar e Bacca começava a ser chamado para a selecção colombiana. Em 2012, começou a sua aventura europeia no Club Brugge e converteu-se no melhor jogador do campeonato belga. Em apenas uma época, Bacca impressionou tanto ao serviço do Brugge que convenceu o Sevilla a avançar para a sua contratação.

Festejos do Sevilha

Fonte: blastingnews

Melhores Marcadores à 3ª jornada


Confira a lista dos melhores marcadores do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, na 3ª jornada.


Michel (Boavista) 3 golos
 
Matxona (Boavista) 3 golos
 
Rony (Paulense) 2 golos
 
Fabio (Academico 83) 2 golos
 
Kily (Boavista) 2 golos
 
Latxi (Mindelense) 2 golos
 
Silvio (Mindelense) 2 golos
 
Patxiki (Ultramarina) 2 golos
 
Djassa (Ultramarina) 2 golos
 
Bená (Derby) 2 golos
 
Rudy (Spartak) 2 golos
 
Xibaka, Delvis, Guga, Kudu, Gil, Tuita (Mindelense) 1golo
 
Toizito (Boavista) 1 golo
 
Pirina, Daná, Witxa, Daua, Kleidir (Academico do Sal) 1 golo
 
Zé Jorge, Andre, Denindau (Ultramarina) 1 golo
 
Tutu, Yuran, Mezenga, Bipbip (Derby) 1 golo
 
Davi, Djoy (Academica P.N) 1 golo
 
Alfa, Txela ( Beira Mar) 1 golo
 
Kundun, Keven (Spartak) 1 golo
 
Pilita, Tusin (Paulense) 1 golo

4ª jornada do campeonato nacional de Cabo Verde



 Grupo A

Académica da Boa Vista x Académico 83  

Paulense x Derby 

Académica do Porto Novo x Spartak



 Grupo B

 Boavista x Ultramarina de São Nicolau

 Sporting da Brava    x Beira-Mar

 Académico do Sal x Mindelense

Classificacao do campeonato nacional de Cabo Verde





Grupo A

Equipas
P
J
V
E
D
GM
GS
DG
1º Derby
9
3
3
0
0
7
2
5
2º Paulense  
7
3
2
1
0
5
2
3
3º Spartak
3
3
1
0
2
4
6
-2
4º .Académico 83
3
3
1
0
2
3
5
-2
5º Académica P.N
3
3
1
0
2
2
3
-1
6º Acad. Boavista
0
3
0
0
3
1
4
-3


P- Pontos 
J- Jogos
V- Vitoria 
E- Empate 
D- Derrota
GM- Golo Marcado 
GS- Golo Sofrido
DG- Diferença de Golo

 

Grupo B

 
Equipas
P
J
V
E
D
GM
GS
DG
1º Mindelense
9
3
3
0
0
11
0
11
2º Boavista
9
3
3
0
0
9
2
7
3º Ultramarina
3
3
1
0
2
7
8
-1
4º Acad do Sal*
3
2
1
0
1
5
6
-1
5º Beira Mar
0
3
0
0
3
2
9
-7
6º Sporting Brava*
0
3
0
0
2
0
9
-9



 

* menos 1 jogo
P- Pontos
J- Jogos
V- Vitoria
E- Empate
D- Derrota
GM- Golo Marcado
GS- Golo Sofrido
DG- Diferença de Golo

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Escândalo na FIFA

Quem são os detidos e o que se sabe, para já, sobre o escândalo no organismo que regula o futebol mundial.


Um dos envolvidos no processo investigado pela Justiça norte-americana, é José Hawilla, dono da Traffic, empresa de marketing desportivo que detém ainda na sua vasta carteira de negócios a maioria das ações da SAD do Estoril-Praia. O empresário devolveu 151 milhões de dólares (137 milhões de euros) ao fazer um acordo e assinar sua confissão. Em 12 de dezembro do ano passado, Hawilla, de 71 anos, assumiu as acusações de conspiração por fraude eletrónica, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça. No dia 14 de maio deste ano, foi considerado culpado por fraude bancária.
Entre os que estão a ser investigados está também Aaron Davidson, que é presidente executivo da Traffic USA e Traffic International, cargos que acumula com o de presidente da Liga Norte-americana de Futebol

O que se sabe até agora do escândalo na FIFA

- As autoridades detiveram sete dirigentes, atuais e antigos, da FIFA, em Zurique, quando se encontravam num hotel na cidade, por suspeita de corrupção.
- A detenção foi levada a cabo por mais de uma dezena de agentes da polícia suíça à paisana, que apareceram de surpresa no luxuoso hotel Baur au Lac, onde os dirigentes se reuniam para o seu encontro anual.

- A sede da FIFA também foi alvo de buscas e foram apreendidos computadores e papéis.
- Os suspeitos fazem alegamente parte de um esquema que envolverá subornos que ascederão a mais de 138 milhões de euros, ao longo de 20 anos.

- "A acusação alega uma corrupção descontrolada, sistémica e profundamente enraizada no estrangeiro e nos EUA", afirmou a procuradora-geral norte-americana Loretta Lynch.
- Os procuradores suíços abriram processos criminais em separado relativos à atribuição dos Campeonatos do Mundo de Futebol de 2018 e 2022.

- A sede Associação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), em Miami, também foi alvo de buscas.

- A FIFA diz que as eleições para a presidência mantêm-se marcadas para a próxima sexta-feira, 29.



- Um porta-voz adiantou também, em conferência de imprensa, que o Mundial continuará agendado para a Rússia em 2018 e para o Qatar em 2022.
 - Os dirigentes detidos são Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo, Rafael Esquivel e José Maria Marin.

-  Jeffrey Webb é atualmente vice-presidente da FIFA e presidente da CONCACAF, que equivale à europeia UEFA.

-  Eduardo Li, 56 anos, é presidente da associação de futebol da Costa Rica e também membro da comissão executiva da FIFA

- Julio Rocha, 64 é presidente da Federação de Futebol da Nicarágua e também diretor de desenvolvimento da FIFA.

- Costas Takkas, 58, anos, é ex-secretário-geral da associação de futebol das Ilhas Caimão e é adido do presidente da CONCACAF.


- Eugenio Figueredo, 83 anos, é um antigo futebolista do Uruguai e responsável da Associação Uruguaia de Futebol. É também vice-presidente da FIFA, presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol) e membro do comité executivo da FIFA.



- Rafael Esquivel, 68 anos, é presidente da federação venezuelana de futebol desde 1988 e faz parte do comité executivo da Conmebol.

- José Maria Marin já foi presidente da federação brasileira de futebol e foi presidente do comité organizador do Mundial de Futebol no Brasil.
- Outros sete foram acusados no caso - cinco funcionários do departamento de media e marketing e dois ex-responsáveis:  Jack Warner (antigo vice-presidente), Nicolás Leoz, Alejandro Burzaco, Aaron Davidson, Hugo Jinkis, Mariano Jinkis, e José Margulies.

Sevilha vence a Liga Europa e faz historia

Sevilha campeão da liga europa 2015- imagem da net
O Sevilha venceu pela quarta vez a Liga Europa. A equipa espanhola bateu o Dnipro na final, em Varsóvia, por 3-2 e festejou a conquista do troféu pela segunda época consecutiva, um ano depois de ter derrotado o Benfica.
A final foi muito disputada, com resultado incerto até final. A primeira parte, então, foi uma animação.


O Dnipro marcou cedo, por Kalinic, aos 7’, com assistência de Mattheus. Mas Krychowiak, de pé direito aos 28’, e Bacca, aos 32’, deram a volta ao resultado e colocaram o Sevilha a vencer por 2-1. Ainda antes do intervalo, aos 44’, Rotan fez o 2-2, de livre direto – o guarda-redes Rico poderia ter feito melhor.
O jogo baixou de intensidade na segunda parte, com as equipas a procurarem o erro do adversário.


Este aconteceu aos 72 minutos: a defesa do Dnipro não conseguiu aliviar uma bola e Bacca, de pé esquerdo, fuzilou Boyko. A vencer, o Sevilha controlou as operações sem grande dificuldade. O Dnipro já não encontrou forças nem engenho para voltar a marcar e o troféu ficou bem entregue.

Mindelense humilha Sporting da Brava




Equipa inicial do Mindelense  (imagem da net)
O Mindelense cilindrou na tarde deste sábado o Sporting da Brava, por 6-0, em jogo da 3ª jornada do grupo B do campeonato de Cabo Verde, partida disputada no Estádio Adérito Sena, em São Vicente.

Ao intervalo, a equipa encarnada do Mindelo vencia por 1-0, golo apontado por Gil, aos 31 minutos, após a equipa do Mindelense desfrutar de várias ocasiões de concretização, que desperdiçou, ante uma equipa bravense que apenas se preocupou em defender.


Na segunda parte, o Mindelense fez ruir a estratégia superdefensiva do Sporting da Brava e os golos surgiram para dar expressão ao domínio exercido pelos encarnados durante todo o jogo. Os restantes cinco golos foram apontados por Sílvio, que bisou, Latxi, Patrick, na própria baliza, e Tuíta.

No final do jogo, o treinador do Mindelense, Rui Alberto Leite, explicou que na primeira parte a equipa da Brava optou por remeter-se ao seu meio-campo e a sua equipa não encontrou espaços de penetração, apesar das situações de concretização que criou. “Na segunda parte fizemos com que a estratégia do Sporting da Brava sucumbisse e os golos surgiram naturalmente”, adiantou o treinador, que espera mais um resultado positivo já na próxima jornada, na ilha do Sal, ante o Académico local.

Por seu lado, o treinador Nei Lôco, do Sporting da Brava, reconheceu a superioridade do Mindelense, mas mesmo assim considerou o resultado final “um pouco desnivelado”, com “golos a mais”. “Fica mais difícil pensar no apuramento para as meias-finais, vamos agora até ao fim da prova tratar de representar com dignidade a ilha Brava nos três jogos que nos faltam”, concluiu o treinador bravanese.

Com o resultado da tarde de hoje, o Mindelense continua a liderar o grupo B com nove pontos em três jogos, ao passo que o Sporting da Brava mantém o único ponto conquistado em dois jogos, já que tem uma partida em atraso, da primeira jornada.

Na próxima jornada, a 4ª e penúltima da 1ª fase do campeonato de Cabo Verde, o Mindelense desloca-se à ilha do Sal para defrontar o Académico local, ao passo que o Sporting da Brava recebe, na ilha Brava, o Beira-Mar, de Santiago Norte.



Noticias relacionadas: